- No template de família “Janela Métrica”, criar uma linha de referência e travar sua ponta nos eixos criados “deslocamento do pivor vertical” e “deslocamento do pivor horizontal”. Cotar esses planos e atribuir estes nomes. Na fórmula, aplicar que o deslocamento do “pivor vertical” = “deslocamento do pivor horizontal”.
- Inserir um parâmetro de ângulo chamado “Abertura” e cotar do eixo central horizontal até a linha de referência criada. Inserir uma família de folha e alinhar seu centro com a ponta inferior da linha de referência que está com o ângulo.
3. Depois de muitos testes, consegui chegar na configuração abaixo. Dessa forma, é possível deslocar o ponto de giro da folha, deslocando-o do centro, ao passo em que é possível rotacionar a folhar neste ponto. Para isso, foi preciso criar uma linha de referência perpendicular à linha de referência que está sob o parâmetro de ângulo com a folha alinhada pelo seu eixo central. Atribuindo o valor “0” para o plano de referência do “deslocamento do pivor horizontal”, podemos alinhar a folha ao eixo central horizontal. Podemos agora deslocar a folha através do plano de referência “deslocamento do pivor vertical” e da “cota” (que está com o valor “15” na imagem abaixo) entre a ponta da linha de referência que está sob o parâmetro de ângulo com a linha de referência perpendicular a esta, na qual a face externa da folha está alinhada e bloqueada.
4. Como deslocar apenas os eixos e o ponto do pivor, sem deslocar a folha dos eixos centrais? Para descobrir, apliquei valores ao deslocamento do eixo “pivor vertical” e procurei ver o valor correspondente da cota do “deslocamento da folha” e a relação foi:
deslocamento do pivor vertical | deslocamento da folha |
2 | 12 |
3 | 13 |
4 | 14 |
5 | 15 |
Para aplicar os valores, mantive o eixo do deslocamento do pivor vertical no lado negativo do eixo vertical central, obtendo a seguinte configuração:
5. Chegou-se a conclusão que a fórmula para o deslocamento da folha é:
Deslocamento da folha = deslocamento do pivor vertical + Painel Altura / 2
6. Agora, com essa família criada, é possível criar famílias de janelas em que o ponto de giro do pivor pode ser deslocado a partir do eixo central da folha!
Nota: a palavra “pivor” está errada. O certo seria “pivô” ou “pivot”. Daí a palavra “pivotante”.
L_Janela Basculante Maxim-ar – 1 Painel.
Após aninhar a família do painel dentro de uma família de janela e transferir seus parâmetros para esta. Fazer a representação 2D de sua abertura em corte. Foi necessário criar linhas simbólicas para representar a janela em planta baixa, pois ao girar a família aninhada neste arquivo, a representação em corte do painel não estava correto. Para resolver, apenas ocultei o painel em planta baixa e criei as linhas simbólicass para representá-lo.
Para que o giro em corte da janela apareça, é preciso fixar a ponta do arco na linha de referência azu indicada. Apenas dessa maneira, o arco irá se mover corretamenta na medida em que o parâmetro de deslocamento do pivô for alterado.